Participe desse blog, também.

domingo, 18 de novembro de 2012

Leitura e interpretação de texto


LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Leitura e escrita são atividades que, desde quando o homem sentiu necessidade deampliar suas formas de comunicação, andaram juntas. Não se concebe na atualidade,atividades de leitura e escrita de forma dissociada. Assim, para que o aluno seja um bomescritor é necessário que ele seja também um bom leitor. Bom leitor no sentido de interpretar de forma coerente e critica, algo lido. Desta forma, além das atividades de produção de textos propriamente ditas, é importante que o professor tenha a preocupação de estar atento a quatroaspectos que o leitor atende quando lê: percepção da palavra, compreensão, reação eintegração. Isto quer dizer que, ao ler, nossos alunos além de RECONHECER a palavraescrita devem COMPREENDER o que leu, isto é, ligar a palavra ao seu significado; REAGIR À LEITURA, o que significa gostar ou não do que leu, o que denota subjetividade;INTEGRAR, ou seja, relacionar o que leu com outras partes do texto e com as suasexperiências anteriores sobre o assunto.Isto ocorrendo vai favorecer o desempenho do aluno enquanto produtor de um texto.Além das atividades de leitura, que envolvem situações de interpretação,desenvolvimento da linguagem oral (saber ouvir e falar), quando trabalhamos produção detexto com nossos alunos devemos estar atentos a alguns aspectos importantes para que elessejam capazes de produzir textos originais, criativos, coesos, coerentes.Dessa forma, para um bom desempenho do aluno em situações de leitura e produçãode texto faz-se necessário promover o desenvolvimento da sua capacidade de criação, deobservação, de reflexão,de discriminação, de participação, de cooperatividade, de decisão e deação. Como sugestões para que isto ocorra apresentamos as seguintes atividades:
. PARA DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO:
-Narre, para seus alunos, o final de um filme e peça que eles imaginem o início.-Selecione gravuras de uma história completa. Retire uma das cenas para os alunosrecomporem de outras maneiras a história apresentada-Peça seus alunos para:
observar o ambiente da sala de aula. Do ambiente ele deverá escolher um objeto(enfeites, materiais escolares, móveis...) e descrever o que ele representa, comoele se sente, qual sua finalidade, etc.;Imaginar e escrever sobre:  
Como as pessoas viveriam em casas só de vidro?
Como seria o mundo se todas as coisas fossem vermelhas?
O que aconteceria se as bicicletas fossem os únicos veículos de uma cidade?
Como seria o mundo se os pássaros vivessem só em gaiolas?
Se pudesse morar na lua ou em marte? Qual desses lugares escolheria? Quandomudaria para lá? O que e quem levaria?Solicitar aos alunos:
Criar um personagem fundamentado no real ou na fantasia. A professora dá oroteiro conforme achar conveniente.Exemplo de roteiro: Peso e altura:Cor da pele e dos olhos:Idade:

Local onde mora (cidade, campo, praia):Companheiros:Profissão:De que mais gosta:De que menos gosta:Está longe ou perto:Qual seu objetivo:Como se comporta diante da chegada de uma pessoa.A partir do roteiro o aluno poderá desenhar o personagem e, usando o códigoverbal escrito, criar um texto.
Organizar por escrito uma festa de aniversário
Imaginar e escrever um diálogo entre:- Duas pessoas- O rio e um barco- Uma porta e uma janela- O lápis e o caderno- A mãe e o filho- A professora e o aluno- A chuva e o vento- A lua e a noite- O sol e o dia- O sorriso e a lágrima
Informação para o professor
: Antes de sugerir que o aluno escreva um diálogo o professor deve ter o cuidado de apresentar situações orais e leitura de diálogos para exploração doassunto, pontuação, conceito. Deve ainda, coletivamente, criar diálogos escritos.
. PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO ORIGINAL E FLUENTE:
Peça a seus alunos para:-Completar frases,oralmente, relacionando a qualidade ao nome.Exemplo: (A primeira frase já está completa)
Ligeiro como um coelho.
Ensolarado como _________________.
Brilhante como ___________________.
Feliz como ______________________.
Alto como _______________________.
Baixo como _____________________.
Macio como _____________________.
Barulhento como _________________.
Silencioso como __________________ -Narre acontecimentos para seus alunos solicitando que eles se imaginem comosendo girassol, estrela, nuvem, coelho, árvore, carro, computador, telefone, etc.
Exemplo:
Você é uma flor. De que cor você é? Por qual nome você é conhecida? Deonde veio? Quem te colocou onde você se encontra? Você é feliz? Sim?, Não? Por que?Fale sobre o lugar onde você está (Num jardim, numa floricultura, nas mãos de alguém,num vaso, desenhada em uma folha de caderno?)
. PARA DESENVOLVER A COMPLEXIDADE E ELABORAÇÃO DE IDÉIAS:
Para desenvolver a complexidade e a elaboração de idéias é necessário que o alunoadquira a habilidade de pesquisa, e as atividades, a seguir, poderão ajudar.-Jornal falado: Peça a seus alunos para ouvir um noticiário da rádio ou da televisão,escolher as noticias que achar mais interessantes, escreve-las e escolher uma formainteressante para apresenta-la aos colegas, como um locutor.-Entrevista : Escolher uma pessoa e entrevistá-la.Exemplos: - Entrevistar a mamãe, o papai ou os avós sobre os costumes deles em anosanteriores, o aspecto da cidade, os recursos de comunicação e produzir um texto com asinformações coletadas.- Entrevistar o diretor da escola, o supervisor, um professor, um serviçal ouum colega sobre sua opinião a respeito de determinado assunto.
. PARA DESENVOLVER A OBSERVAÇÃO:
Pedir aos alunos para:-Olhar para a sala, observando e procurando descobrir um detalhe antes não percebido eescrever sobre ele;-Olhar para as mãos, explora-la (aberta, fechada, palma, dedos, articulações,unhas) e procurar descobrir aspectos antes ignorados. Escrever sobre o aspecto descoberto, senãoencontrar nenhum aspecto novo, fazer uma narrativa da atividade de observação.- Observe sua rua depois de uma chuva. Como ela fica? Escreva sobre o que observou.
. PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE:
Para desenvolver a criatividade o professor poderá fazer uso de alguns jogos como osapresentados abaixo-Escrever frases só com palavras começadas com a letra “B”;-Escrever o maior número de frases com 7 palavras apresentadas, sem acrescentar  palavras novas. O tempo para formar as frases deve ser marcado pelo professor.Asfrases formadas devem ter sentido;
Muitas outras atividades com textos diversos como: poemas, narrativas, textoscientíficos, receitas, notícias de jornais e revistas, panfletos, anúncios são possíveis de ser desenvolvidas com seus alunos. Coloque sua criatividade em prática e verá como é fácil
Fonte:http://atividadestododia.blogspot.com
wwweducacaoevariedadesblogspotcom




































12 comentários:

Rosana Borges Simões meu blog disse...

nao me ajudou muito mais muito obrigado :D

Rosana Borges Simões meu blog disse...

:D me ajudou sim

Rosana Borges Simões meu blog disse...

nao me ajudou muito mais muito obrigado :D

sara e seus amigos e os amigos dos cães. disse...

Daniel gostei muito do seu blog

Anônimo disse...

gostei sim das atividades propostas nesse blog,amei os quadrinhos principalmente hehehe' as ideias são ótimas e eu particularmente vou usar grande parte! ;) obrigada por dividir esse seu talento com todas nós ^^ fico feliz(muuito)em poder encontrar sempre o que eu procuro!Sobre o blog em especial eu queria dizer:Um capricho,mas eu não consigo acessar o 5º ano,nem inicio como todos os demais da 1ª linha do lapisinhos,será que vc poderia solucionar esse pequeno problema,heim?!! Desde já agradeço ;D RESUMINDO ameiii <3

Anônimo disse...

Muiiiito bom, adorei as dica para produção e textos, minha turminha tem bastante dificuldade para produzir textos, vou usar sua dicas e com certeza solucionar essa dificulada. Obrigada

Frank Lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
frank disse...


Nossa seu blog é muito show gosto tanto dele que todos os dias faço uma visita.
Esse Blog abaixo é meu caso queira divulgar o seu nele fica a vontade.



Todas as Interpretações Possui Gabarito


Interpretação de texto Simples:

História de Chico - 1° série


Dona Borboleta - 1° série


Dona Joaninha - 1° Série


Caracol - 2° série


Continho - 2° série


Família de Gatos - 2° série


História de Emília - 2° série


Menino Maluquinho - 3° série


O bicho - 4° série  
Todas as Interpretações Possui Gabarito


Interpretação de Textos Sobre:


Interpretação de texto sobre Adjetivos


Interpretação de texto sobre Advérbio


Interpretação de texto sobre Oxitonas


Interpretação de texto sobre Paroxítonas


Interpretação de texto sobre Proparoxítonas


Interpretação de texto sobre Substantivo Comum


Interpretação de texto sobre Substantivos Próprios


Interpretação de texto sobre Substantivos Coletivos


Interpretação de texto sobre Substantivo Primitivo


Interpretação de texto sobre Substantivos Derivados

Todas as Interpretações Possui Gabarito


Edna Prado disse...

Adorei seu blog tem atividade interessantes,no próximo ano elas vão ser de grande importância para mim

jeronimo disse...



Interpretação de texto 1° série

Interpretação de texto 2 ° série

Interpretação de texto 3 ° série

Interpretação de texto 4 ° série

Interpretação de texto 5 ° série

Interpretação de texto 6 ° série

Interpretação de texto 7 ° série

Interpretação de texto 8 ° série

Interpretação de texto Ensino médio

Interpretação de texto Enem


Anônimo disse...

é bem interessante, gostei da produçao de texto e as tirinhas..

Manny Portela disse...

me ajudou muito, gostei das tirinhas obg.

Postar um comentário