Participe desse blog, também.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A história de Peteleco: Interpretação de texto e quadrinhos

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Trabalhar o gênero história em quadrinhos;
  • Interpretação de texto através da ilustração de uma história;
Duração das atividades

Duas horas/aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que já conheçam o alfabeto, e tenham noções de sílabas rimas e terminações de palavras.

Estratégias e recursos da aula

Professor, o objetivo é que seu aluno seja capaz de interpretar as cenas de uma história em quadrinhos, para tanto, toda a turma precisa conhecer este gênero e nesta aula específica proponho que para a construção das habilidades propostas, as crianças o façam a partir da ilustração de uma história.

Sugiro que, primeiro, você apresente algumas histórias para as crianças. Se a escola possuir revistinhas em quadrinhos, ou os alunos puderem trazer de casa, ótimo.
Do contrário, uma alternativa é visualizar historinhas na internet caso a escola possua laboratório de informática. Segue uma dica de site: http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab020.htm

Se for possível, reproduza algumas historinhas em papel tamanho A3, sugestões:

Converse com as crianças o que elas entenderam a partir dos quadrinhos, se relacionam o texto com as imagens.
Se cada aluno ou dupla observar uma revistinha diferente, você precisará acompanhar um pouco o processo de leitura e interpretação de texto de cada um. Se você fizer uma reprodução para toda a turma, podem conversar todos juntos sobre a história.

Ilustrando uma história:

O importante nesta atividade é observar como os alunos realizam a interpretação do texto. Em que momento as crianças descobrirão que o personagem da história é um pato? Elas começam a desenhar antes de saber? Você pode ajudá-las fazendo uma pergunta inicial: Quem bica a mola?
Você é quem decide se irá ou não ajudar as crianças a ler o texto de acordo com o perfil da turma, mas lembre-se que é sempre bom desafiá-los.

Caro professor, veja a seguir, exemplos desta atividade realizada com algumas crianças:

Recursos Complementares

Revistas em quadrinhos.

Caso a escola possua laboratório de informática com internet, você pode acessar quadrinhos no link abaixo escolhendo a sessão"Quadrinhos": http://www.monica.com.br/index.htm

Avaliação

Durante a leitura dos quadrinhos, disponibilizados inicialmente, observe como as crianças interpretam a história, se elas fazem a associação de imagem e escrita.
* É muito importante que esta atividade seja lúdica e prazerosa, pois as crianças precisam adquirir o gosto pela leitura!

No segundo momento, em que você solicitou que as crianças desenhassem a história, observe como elas respondem à atividade, se são coerentes na relação da ação escrita no quadrinho com o desenho. Pode ocorrer de você não compreender o desenho produzido. Sugiro que, neste caso, pergunte a criança se ela compreende e consegue relacionar o desenho com a escrita do quadrinho.

Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10436