Participe desse blog, também.

sábado, 14 de janeiro de 2012

COMO PRODUZIR TEXTOS UTILIZANDO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS?

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o gosto literário;

  • Estabelecer relação entre a fantasia e a realidade;

  • Estruturar o pensamento lógico;

  • Elaborar texto a partir de uma sequência lógica de ideias;

  • Trabalhar conceitos lógico-matemáticos;

  • Produzir textos;

  • Atentar para a preservação ambiental.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é importante que seu aluno esteja no nível alfabético da escrita, porém mesmo a turma que tem aluno que ainda não elabora pequenos textos, poderá propor a atividade, pois a produção de texto a partir de um contexto significativo  possibilita ao aluno avançar em suas hipóteses e assim  contribuir com o processo de ensino e aprendizagem.

Estratégias e recursos da aula

 

1º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

INSTIGANDO A CURIOSIDADE

Professor, inicie este momento com uma contação de história, como estratégia para aguçar a curiosidade dos alunos, pois as histórias, sobretudo as que envolvem animais, exercem um fascínio sobre as crianças. Este recurso poderá ser utilizado em sua sala de aula sempre que desejar despertar nos alunos o interesse pela leitura e pela escrita.

Para isso, primeiramente, prepare o ambiente para a contação de história. Organize os alunos em semicírculo, de forma que você veja todos e que todos possam te ver e escutar.

Uma boa forma de possibilitar que os alunos visualizem, é com a criação de uma projeção de slides.

Outra ideia é fazer ou imprimir imagens, colar em um papel mais duro e colocar fita adesiva atrás. Depois, à medida que você ler as falas da história cole as imagens correspondentes. Para isso, você deverá numerar o verso das imagens, pois assim saberá sua sequência.

Veja a seguir imagens, feitas para esta contação de história. A cena da girafa com seu filhote pode ser colocada no início da contação, mas, conforme imagem 1, a cerca é colocada por cima para esconder o filhote.

girafa girafa 2 bichos

Imagens: Fotos do acervo da autora

Professor, como a história trás um “segredo”, você poderá utilizar isto para criar um suspense e instigar a curiosidade.

bichos diversos

Fonte imagem 1:

http://www.google.com.br/imgres?q=animais+floresta+desenho&um=1&hl=pt-BR&tbm=isch&tbnid=PddmzHgVfQNfDM:&imgrefurl=http://alunosescolacarmelita.blogspot.com/2010_05_25_archive.html&docid=aAg9JtvyrTki5M&w=1524&h=1131&ei=eExOToKtKpG2tge_ltWrBw&zoom=1&biw=1024&bih=651

HISTÓRIA

A GIRAFA FELIZ
ERA UMA VEZ UMA FLORESTA CHEIA DE ANIMAIS, TINHA MACACO, ONÇA, ELEFANTE, LEÃO, GIRAFA, PÁSSAROS DE TODAS AS CORES... TODOS ERAM AMIGOS E VIVIAM FELIZES, MAS UM DIA A “GIRAFA” AMANHECEU DIFERENTE! ELA SORRIA POR TODOS OS CANTOS DA FLORESTA FELIZ DA VIDA... OS ANIMAIS COMEÇARAM A FICAR CURIOSOS, ENTÃO O MACACO QUE ERA O MAIS TRAVESSO DA FLORESTA RESOLVEU PERGUNTAR:


__DONA GIRAFA POR QUE A SENHORA ESTÁ TÃO FELIZ?
ELA NADA RESPONDIA APENAS SORRIA...

O ELEFANTE TAMBÉM RESOLVEU SE METER, PERGUNTOU:

__DONA GIRAFA PORQUE A SENHORA ESTA TÃO FELIZ ASSIM?

E NOVAMENTE ELA NADA RESPONDEU, APENAS SORRIU...

O LEÃO ENTÃO DISSE: PRA MIM ELA VAI CONTAR POIS EU SOU O REI DA FLORESTA! FOI ATÉ DONA GIRAFA E PERGUNTOU COM A VOZ ASSUSTADORA:


__DONA GIRAFA PORQUE A SENHORA SORRI TANTO? QUAL È O MOTIVO DE TANTA FELICIDADE?

E MAIS UMA VEZ ELA NADA RESPONDIA; APENAS SORRIA.
OS PÁSSAROS QUE ESTAVAM VOANDO POR ALI E JÁ SABIAM O SEGREDO, MORRIAM DE RIR DA CURIOSIDADE DOS OUTROS ANIMAIS. FOI ENTÃO QUE UM DELES VOOU EM CIMA DE UMA ENORME FLOR QUE ESTAVA AO LADO DE DONA GIRAFA, ARRANCOU E QUE SURPRESA!

POR TRAZ DAQUELA FLOR ENORME TINHA UM FILHOTINHO DE GIRAFA QUE ACABOU DE NASCER, ESSE ERA O MOTIVO DE DONA GIRAFA ESTAR TÃO FELIZ, POIS AGORA ELA É MAMÃE, E TODOS OS ANIMAIS FICARAM FELIZES COM A CHEGADA DO FILHOTINHO.

Fonte: http://nadianeuropedagoga.blogspot.com/2011/05/historia-girafa-feliz.html

Consulta realizada em 14/08/2011

2º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

TRABALHANDO COM O CÓDIGO ESCRITO

Para trabalhar o código escrito com os alunos e, sobretudo, valorizar a produção escrita de cada um, converse com eles sobre reescreverem esta história.

Para isso, eles poderão aumentar o número de animais, mudar as falas, alterar o segredo da girafa, dentre outros.

Solicite que redijam, e façam uma produção de texto individual.

Depois, solicite que leiam suas histórias e, coletivamente, montem uma história final, que aproveitará as ideias dos alunos.

Essa história coletiva poderá ser construída no quadro, sendo ditada pelos alunos, que dirão quais ideias dos amigos poderão ser utilizadas e em que momento. O professor será o escriba.

Lembre-se: para um maior contato com o código escrito é importante que você digite a história e imprima, para que cada um tenha em seu caderno de Língua Portuguesa.

3º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

DRAMATIZANDO A HISTÓRIA

Com o interesse dos alunos despertado, é possível criar uma infinidade de ações que trabalhem com a história e que explore diversos aspectos relevantes para uma aprendizagem rica.

Um recurso que atrai muito os alunos é a dramatização. Para isso, poderá utilizar a história criada no coletivo.

Você pode instigá-los também a terem um segredo, como uma peça de teatro, que será uma surpresa para a família.

Além disso, a criação de uma peça requer alguns passos importantes como:

- Reler a história, para que relembrem os personagens;

- Definir quem será qual personagem;

- Promover ensaios,

Explore também a sequência dos fatos, o que aconteceu primeiro e sucessivamente, para que os alunos realmente dominem a história.

Atividades de casa

PARA A REALIZAÇÃO DE UM TEATRO, BASEADO NA HISTÓRIA “A GIRAFA FELIZ”, É PRECISO QUE VOCÊ ENSAIE EM CASA AS SUAS FALAS, MAS NÃO ESQUEÇA DO NOSSO SEGREDO. O TEXTO ESTÁ NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA. BOM TRABALHO!

Para enriquecer ainda mais o nosso trabalho, pesquise na internet, utilizando seu netbook, com o auxílio do Mozilla Firefox[Metasys>Favoritos>Navegador de Internet],algumas características e curiosidades sobre o animal que será seu personagem como:

  • Tamanho;

  • O que gosta de comer;

  • Onde vive;

  • Como nascem seus filhotes;

  • Dentre outras.

Pesquisa

_____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

_____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

4° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

EXPLORANDO A TAREFA DE CASA

Comece este momento solicitando que os alunos socializem suas tarefas de casa. Cada aluno deverá apresentar os dados coletados sobre o animal que irá representar.

Você poderá, ao final, explorar a preservação ambiental, sugerindo que reflitam:

“ Se o lugar que vocês falaram que estes animais moram ( florestas, zoológicos, países como a África...) ficasse bem sujo e cheio de lixo, o que vocês acham que aconteceria com estes animais?”

Anote as respostas na lousa, depois digite, imprima e cole no caderno. Esta reflexão poderá ser mais um registro de sua aula.

Trabalhe também, neste momento, os aspectos lógicos matemáticos como: maior/menor (comparando os animais), longe/perto (onde os animais vivem), quantidade (quantos filhos cada animal tem por vez), dentre outros.

-Crie situações problema envolvendo as informações que eles trouxeram, tais como:

1- SE A GIRAFA TEM APENAS 1 FILHOTE POR VEZ E O MACACO TEM 3, QUANTAS VEZES A GIRAFA TERÁ QUE TER FILHOTES PARA TER A MESMA QUANTIDADE DE FILHOS QUE O MACACO?

RESOLVENDO

Professor, observe as estratégias que os alunos encontram para resolver a situação problema. Desafie-os com questões que instigue a busca por soluções.

4° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

O TEATRO

Para que este momento seja prazeroso e proporcione aprendizagens significativas, é importante que os alunos participem de todo o processo, o que inclui confecção de fantasias e convite para assistir peça.

Assim, primeiro solicite que escolham o local onde acontecerá a peça, como faremos as fantasias e quem convidaremos para assisti-la.

Depois, comece a criação das fantasias. Uma sugestão, para facilitar para os alunos é olharem máscaras na internet, imprimi-las e enfeitá-las.

Exemplo:

mascara girafa

Fonte: http://ensinobasico.com/indice/temas/especial-carnaval

Consultado em 15/08/2011

Professor, por mais simples que seja a peça, valorize o trabalho dos alunos, para isso, convide outras turmas para assistirem a apresentação. Você poderá solicitar que façam convites individuais para os colegas de outras salas ou fazer cartazes anunciando a apresentação.

Esta atividade possibilitará diversas situações para trabalhar com a escrita contextualizada (convites, bilhetes, cartazes e outros).

Recursos Complementares

Alguns sítios sugeridos para obtenção de máscaras de animais:

  •  

Avaliação

Professor, a avaliação ocorre em todos os momentos, por meio da oralidade e também da escrita. Verifique se eles conseguem resgatar os fatos que aconteceram na história, como eles estruturam o pensamento tanto pra falar quanto ao registrarem na produção de texto.

Peça que os alunos  troquem com os colegas suas produções, mas estabeleça alguns critérios para avaliação. O aluno deverá verificar se compreendeu a história do colega, se ficou clara, se tem começo, meio e fim, o que mais gostou na história, o que poderia melhorar, dentre outros.

Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34876 

AutorALINE RODRIGUES CANTALOGO

imagem do usuário

1 comentários:

Anônimo disse...

ESTOU INSEGURA NA HORA DE PEDIR PARA QUE MEUS ALUNOS DE 5ª ANO PRODUZA TEXTOS.

Postar um comentário